08 agosto 2011

Reformando sem bagunça

Quantas pessoas moram anos e anos na mesma casa e ao longo da vida fazem várias reformas: rebaixam o teto, pintam as paredes, trocam os móveis, louças dos banheiros, tudo na maior euforia e empolgação?

Mas, quando se deparam com o piso, sempre deixam pra depois e ficam com a casa linda da cintura pra cima e feia e riscada no chão. Tudo porque tem medo de toda a sujeira, bagunça e barulho que a troca de cerâmicas exige.

Para quem nunca ouviu falar, existe uma técnica de sobrepor nova cerâmica em cima da existente, muito mais rápida e limpa e sem tanta dor de cabeça.

Antes de fazer esse serviço, observe apenas algumas dicas muito importantes:

* Faça uma análise da aderência do revestimento antigo. Caso esteja com som oco ou descolando o ideal é remover totalmente, no método tradicional;
* No caso da perfeita aderência da cerâmica antiga, faça uma limpeza pesada no local eliminando sujeiras como: cera, pinturas, mofo, etc, lave com água em abundância e deixe secar bem.
* Para colagem deve-se utilizar argamassa colante apropriada para o assentamento de cerâmica nova sobre cerâmica antiga. É mais cara, mas você vai economizar na mão de obra.
* Somente assente cerâmica sobre cerâmica com juntas, mesmo nos retificados. Existe no mercado prolongador para: registros, caixinhas e acabamentos de batente de porta e janelas com rebaixo para compensar a diferença na altura.
* Pode-se colocar uma soleira inclinada para evitar degrau nas portas.
* Caso não coloque essa soleira inclinada, o que não aconselho, você deverá plainar todas as portas da casa, dos quartos e banheiros, pois o piso ficará mais alto e dessa forma a porta vai emperrar.
Recentemente acompanhei uma reforma que a proprietária usou essa técnica e o resultado ficou ótimo. Anime-se e tenha uma casa nova!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do post? Comente.